apresentação

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), dando continuidade a uma tradição entre os ISCA, e este ano em estreita colaboração com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, vai realizar o XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria.

A Contabilidade, cada vez mais premente nas necessidades de informação e sustentação da economia nas sociedades, é hoje o mais importante caminho para a construção de informação imprescindível, não só para avaliar da evolução dos negócios mas, sobretudo, para suportar e sustentar as decisões das empresas no dia-a-dia.

Boas contas são fundamentais para uma boa gestão e para construir um futuro sólido e sustentado que possibilite aos cidadãos um nível de vida condicente com as suas necessidades.

Os Estados, entendidos estes como aglomerados populacionais com traços comuns que os interligam, têm vivido momentos de grande dificuldade financeira, colocando em dúvida o papel intervencionista do Estado como ente distribuidor da riqueza nacional.

Ora, para que haja uma boa gestão nos critérios, métodos e caminhos materializadores daquele princípio redistributivo, a gestão pública tem que assentar em processos organizativos que possibilitem o conhecimento real e permanente do estado das contas públicas.

Este desígnio só é possível com sistemas de registo da despesa, da receita e dos efeitos da ação de autoridade do Estado, ou seja, só é possível com a implementação de sistemas contabilísticos criadores de informação que nos permita avaliar da sua execução e evolução, o que normalmente denominamos por Contabilidade Pública.

É esse debate, essa análise, que queremos fazer neste XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria com todos os interessados no tema.

É esse desafio que lançamos a professores, profissionais e estudiosos da Contabilidade para que elaborem trabalhos, os apresentem e os discutam neste Congresso que queremos passe a constituir um marco na afirmação da Contabilidade em Portugal.

Os trabalhos rececionados e aprovados serão apresentados em sessões paralelas, sendo estas dimensionadas de acordo com os materiais recebidos.

Gostaríamos de orientar os trabalhos no âmbito da Contabilidade e Auditoria ligados à Administração Pública, mas não descartamos a possibilidade de serem analisadas obras sobre outras áreas, desde que versem sobre Contabilidade, entendida esta numa forma geral, ou sobre Auditoria.

Os trabalhos deverão ser enviados em formato eletrónico, nas condições definidas no sítio do Congresso (congressodecontabilidade.occ.pt) até 10 de julho, sendo posteriormente analisados por uma comissão científica constituída para o efeito.



Voltar
OCC © 2019. Todos os direitos reservados